19 de fev. de 2013

Trans-Uruará

A rodovia Trans-Uruará foi abertapor madeireiros da região. São mais de 200 km de estrada que corta a florestaamazônica, ligando Uruará à Santarém.

Ao mesmo tempo em que emocionapela exuberância da floresta, choca pelo desmatamento ilegal. Dasgrandiosas árvores que restaram em pé, cerca de 90% são castanheiras, que tembaixo valor comercial na região.

Mesmo assim, a rodovia é linda, umtrecho que merecia ser preservado, transformado em estrada parque, atraindo um turismodiferenciado, não tão predador, enfim...

Já logo no início nos deparamos com grandes poças delama siltosa, um sabão, e assim foram outros tantostrechos da estrada. Em certos pontos era preciso analisar qual caminho aseguir, se o principal ou, a opção, que, por vezes, eram abertas para desviodas calhas existentes.

Comboio unido, curtindo o visuale a brincadeira na lama, com subidas e descidas ingremes, escorregadias e cheias de erosões. Seguimos assim, pouco a pouco avançado e vencendo os obstáculos da trans-Uruará.

No meio do caminho tivemos umprobleminha com o chassi do batmóvel. A equipe entra em ação e o problema ésolucionado em pouco tempo.

Marmota segue com o sistema deembreagem precário, o que dificulta sua pilotagem na lama super escorregadia,mas ele dá um show de pilotagem, assim como todos os demais pilotos, todos de parabéns!

Finalizamos a Trans-Uruará com chave de ouro, passando por um trecho enorme de lama em calha profunda e chão escorregadio, já sem a luz do dia, emocionante!!! Seguimospara Alter do Chão, chegando por volta das 2h da madrugada e, apesar do cansaço,chegamos muito felizes, novamente com o sentimento de dever cumprido,vencemos mais essa etapa da expedição com muita garra, determinação e espíritode equipe.


 
 

 



 

 
 





3 comentários:

  1. Oba! Já estão ensaiando a volta para casa. Deus os conduza! LUci

    ResponderExcluir
  2. Pessoal bom retorno. Adorei a aventura e achei muito emocionante. Um abraço em todos vcs e um todo especial em Nó Cego. Deus proteja vcs sempre. XEU

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, vocês teriam o arquivo de trilha do GPS desta estrada trans-uruará? Queria sair por ela.
    Se sim poderiam me enviar pelo e-mail:
    eriol_y@yahoo.com.br
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir